Assim como os demais espaços do Blog destinado exclusivamente a postagem de materiais pedagógicos utilizados na Oficina de Multimídia miscigenamundi, como exercicios. aulas ,dicas , entre outros ,nossa primeira aula já esta aqui fiquem a vontade., Não deixem de alimentar nossas redes sociais e nosso twitter diariamente.
Sejam Bem Vindos
Educador : Cacau Ras
Professor e produtor Broadcast
Aluno do Grupo de Politicas Públicas Socias da USP.
Segue Primeira Aula o que é multimidia ? conteúdo 03/08/2010
Você sempre ouve falar neste nome multimidia pra lá e pra cá agora vamos conhecer um pouco deste universo você aluno do Espaço Suburbano Convicto
- Som (voz humana, música, efeitos especiais)
- Fotografia (imagem estática)
- Vídeo (imagens em pleno movimento [4])
- Animação (desenho animado)
- Gráficos
- Textos (incluindo números, tabelas, etc).
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
Natureza espácio-temporal
- Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos;
- Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.
- Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.
Origem
- Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
- Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
Interacção
Existe quem diferencie as categorias de multimédia linear e não-linear.- Na multimédia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo, enquanto que
- A multimédia não-linear oferece interactividade com o utilizador.
- Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
- Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
- MÓDULO 2 "Linguagem Audio-visual" Termos Técnicos
PAUTA: Síntese, conhecer assunto e tudo que envolve a matéria.
BG (background) – Ruído ambiente, música que acompanha a fala do repórter.
BLOCO – São as partes dos segmentos que dividem o telejornal ou programa.
BREAK – intervalo entre os programas de radio e televisão.
Cabeça da matéria (LEAD) = Sempre lida pelo apresentador e dá o gancho da matéria.
Ex Lead: O presidente de formosa Shiang Ky Chek morreu ontem em Itaípe aos oitenta e sete anos em uma tenda de oxigênio vitima de ataque cardíaco.
(Quem? O que? Quando? Onde? Porque? Como?)
Cabeça do Repórter: O mesmo que abertura da matéria.
Chamada: Texto sobre os assuntos de destaques da telejornal transmitido dentro da programação normal da emissora para chamar a atenção do telespectador sobre o que ele vai ver no telejornal.
Dead Line: Prazo final para o repórter retornar a emissora com uma reportagem a tempo de entrar no ar. É usado também no prazo de fechamento do telejornal: Prazo final de entrega das matérias prontas para o jornal ir ao ar. O dead line permite ao editor chefe ter segurança no que ele tem em mãos minutos antes dele ir ao ar.
Decupar a fita: Assistir a fita inteira gravada na rua pela equipe de reportagem e marcar em um papel a minutagem, isso é, em quais minutos da fita estão as melhores cenas, as entrevistas, as passagens do repórter etc.
Time Hold – Tempo.
Deixa- Palavras finais da reportagem.
- Linguagem simples, coloquial, ordem direta e uso de virgula.
- Enquadramento é o que aparece na cena que está sendo focalizado pela câmera do cinegrafista.
Escalada- Frases de impacto sobre os assuntos do telejornal que abrem o programa. O mesmo que manchetes, conjunto de manchetes.
Espelho- É a relação e a ordem de entrada das matérias do telejornal, sua divisão por blocos, a previsão dos comerciais chamadas de encerramento, como as próprias palavras indicam refletem o telejornal. As matérias colocadas no espelho são identificadas por retranca.
Retranca: Identificação na matéria, não significa o titulo da matéria. É peça retranca que a matéria fica identificada em todos os momentos do telejornal.
Exercicio:
1- Forme um grupo de discussão e verifique qual o melhor multimeio para sua comunidade.
2- Realize o primeiro projeto piloto em cima do que esta sendo pensado.( não precisa ter qualidade técnica , lembre-se sempre estamos aprendendo. a não esqueça de assinar o nome de todos do seu grupo no projeto, com a função de cada hum.)
3- Este projeto deverá conter elementos descritos acima. peça ao Orientador para tirar qualquer dúvida .
4- Poste o piloto final aqui no Blog.
Primeira Aula no Espaço Suburbano Convicto
Primeira dia de Oficina pelo Espaço Suburbano Convicto é um Sucesso
Quem diria o Itaim Paulista abre as portas definitivamente para cultura , a partir de ontem dia03 de agosto como eu já havia postado no twitter um tempo atrás o Itaim Paulista passa por um explosão de Cultura diversa e de qualidade .aqui irei falar da Oficina Multimidia Audiovisual que na manhã de ontem pelo Espaço Suburbano Convicto apadrinhado pelo Centro Cultural da Espanha, Iniciou suas atividades minha oficina de uma maneira inusitada, ja contando com varios participantes isso sem divulgação, Obs ervei que nesta turma temos pessoas de diferente niveis de escolaridade e idade, realizando assim um intercâmbio positivo.de culturas mistas.
SALA DE LEITURA SUBURBANO CONVICTO
![]() | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sala de leitura com empréstimo de livros |
Como todo inicio de aula, realizei a implementação do projeto ,conversei com os usuários presente para a oficina e ainda ressaltei a importância desse novo espaço cultural na nossa quebrada.
Em seguida dei sequencia a introdução aos principais termos técnicos como Break ,pauta,lead, whitebalance etc..
Os alunos como todos puderam esclarecer suas dúvida sobre o que é multimídia e ainda dei uma explanação bem detalhada sobre o uso do twitter e da rede social blog
Como todo inicio de Câmera os alunos aprenderam a bater o branco termo bastante usado no meio audiovisual que serve para equilibrio das cores.
![]() | |||||
Alunos praticam o exercício orientado pelo Educador Cacau Ras |
![]() | |
Aplicando na pratica o WHITEBALANCE |
Aguardem próxima aula promete
![]() |
Alessandro Buzo Feliz com a participação da comunidade em massa |
Inscrições Abertas ,Vagas Limitadas, participe você também
Por :Cacau Ras
Aula 2
Ontem pela manhã dia 10-08-10 Cheguei na casa de cultura para a segunda aula no Espaço Suburbano Convicto
Encontrei os alunos bem empolgados,A aula começou comigo dizendo o que era uma pauta , essa palavra que ouvimos tanto no meio da comunicação,
Sugeri a pauta da pça lions, que esta bem bonita e com suas flores crescendo lindamente ,
Comecei dizendo como poderia ser o foco da entrevista ,quem nos daria entrevista ,como abordar as pessoas sem ser chato , a importância da divisão das tarefas olha ai " trabalho em conjunto", o que os câmeras devem fazer ao chegar num local de trabalho , realizando imagens de passagem , e a importância de Takes curtos e o uso da Criatividade falei também da diferença entre Operador de câmera e cinegrafista, posicionamento do microfone , como se captar melhor o som através de um microfone direcional
Dia Produtivo mais uma vez no espaço Suburbano Convicto.
![]() |
Alunos treinam postura Corporal e posicionamento de câmera |
![]() |
Alunos treinam postura Corporal e posicionamento de câmera |
Iniciando um treino com os próprios colegas para ficarem mais relaxados, foi feito um rodízio dos alunos com a câmera e microfone,para que todos possam ter a experiência.
![]() | |
Alunos treinam postura Corporal e posicionamento de câmera |
Os alunos do periodo da noite que são atendidos pelo voluntariado,também desenvolveram atividades parecidas ,porém com o foco na cobertura do evento do dia 15 de Agosto no Jd Helena e que ira para o nosso jornal cultural
![]() |
Sara e Malcom descontraidos frente as câmeras. |
![]() | ||
PretoF correspondente do Itaqua in Foco |
Câmera de Video:
Os Planos determinam o distanciamento da câmera em relação ao objeto ou sujeito em questão, levando-se em conta a organização dos elementos dentro do enquadramento realizado. Deve haver adequação entre o tamanho do plano e seu conteúdo material e dramático.
Plano Geral:
O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
Jd Helena período de chuvas 2010
Plano Conjunto:
É um pouco menor que o Plano Geral, permitindo que se veja em destaque o elemento principal e o fundo (locação). Pelo maior detalhamento das formas e elementos que compõem a cena haverá um envolvimento muito maior que os anteriores, possibilitando que o emocional seja ativado com mais força.
PLANO MÉDIO: Neste plano, sujeito ou assunto estão ocupando boa parte do quadro, deixando espaço para outros elementos que deverão completar a informação. Este plano é bastante descritivo, narrando a ação e o sujeito.
Pça Silva Teles
Galera da Rádio Pimenta.

Plano Americano
É o plano que enquadra a figura humana do joelho para cima. Geralmente não comporta mais do que três personagens reunidos. Tem esse nome devido à sua grande popularidade entre os diretores de Hollywood das décadas de 30 e 40 (Western).
Muito utilizado para “omitir” ou mesmo esconder imperfeições (fios, marcações de cenas no chão, suportes para dar altura ao ator, luzes e etc). É um dos planos mais utilizados no Cinema e na TV.
Hillary Clinton

PRIMEIRO PLANO
É o mesmo que a imagem fotográfica 3/4. É bastante próximo e transmite emoções fortes.
O assunto (pessoa ou objeto) está em evidência em relação aos demais elementos da cena.
PLANO CLOSE PRIMEIRISSIMO PLANO.
É o plano utilizado muito próximo do assunto. A figura humana é enquadrada do ombro para cima, enfatizando o rosto do/a ator / atriz. Com isso, o cenário é praticamente eliminado e as expressões tornam-se mais nítidas para o espectador.
Aplique na prática o minimo de 3 planos de acordo com o roteiro dado em sala de aula:
Nosso Projeto é tudo isso e mais um pouco: